Perguntas e Respostas Frequentes (FAQ)

Recepção da Saúde            Segunda à Sexta das 07:00 ás 18:30 horas    Previdenciário e Administrativo                Segunda à Sexta       das 12:30 às 18:30 horas

Perguntas e Respostas Frequentes

Qual é o desconto da mensalidade da Assistência à Saúde do IPASEM?

  • Para ativos 10% do salário base e Inativos 13%.

Qual é a abrangência de cobertura?

·         A cobertura é Vale dos Sinos e os serviços são encontrados na rede credenciada que abrange: UNIMED Vale dos Sinos, SOMEHR, Hospital Regina, Hospital Campo Bom, Hospital Sapiranguense, dentre vários outros estabelecimentos, confira no site em Rede Credenciada ou consulte através dos telefones 3598-2577 / 3598-2860.

 

Quantas consultas à especialistas posso utilizar por ano?

 

·         Automaticamente, serão autorizadas 2 (duas) consultas anuais à especialistas com direito a retorno em 15 (quinze) dias, exceto especialidade de psiquiatria, cirurgia plástica, infectologista, mastologista, cirurgia de cabeça e pescoço, que necessitam encaminhamento prévio, caso tenha necessidade de mais consultas, o médico deverá fazer um laudo com justificativa médica e CID.

 

Qual o valor de coparticipação de consultas à especialistas e em Pronto Atendimento(PA)?

 

  • A partir de 1º de maio de 2015 para consultas com especialistas, o valor da coparticipação será de R$ 18,00(dezoito reais), pagos no ato ao credenciado. No Pronto-Atendimento (PA), o valor da coparticipação será de R$ 18,00(dezoito reais) pago no ato ao credenciado.

 

Onde encontro o serviço de Pronto Atendimento (PA)?

  • UNIMED Campo Bom Novo Hamburgo e São Leopoldo, Hospital Regina, Hospital Campo Bom, Hospital Sapiranguense.

 

Qual o valor de coparticipação de exames, procedimentos, cirurgias, internações e qual será o valor descontado em folha de pagamento?

 

·         Para exames, procedimentos, cirurgias e internações a coparticipação será de 10% para o titular ativo e de 20% para aposentados/pensionistas/dependentes, descontados em folha de pagamento de acordo com art.46 do Regulamento da Assistência à saúde, o qual permite descontar até 20% do salário. Exames de radiografia e ultrassonografia seguem os mesmos percentuais, mas com pagamento no ato, conforme Resolução n°48/2012. Exames sofisticados como ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia o segurado pagará 50% do valor no ato ao credenciado, e 20%, descontado em folha de pagamento sobre o saldo remanescente.

 

Quais serviços médicos ficam para avaliação do médico auditor?

 

  • Exames sofisticados, Fisioterapias, Laudos e Procedimentos Eletivos, exceto para urgências/emergências.

 

O Instituto realiza algum desconto integral?

 

·         Consultas e exames realizados no Pronto Atendimento que descaracterizarem Emergência/Urgência serão descontadas integralmente do segurado.

 

O que é Emergência?

·         Considera-se emergência médica a situação na qual é necessário tomar ações e decisões médicas imediatas, devido a sua importância e gravidade. São quadros que colocam a vida em risco. Pacientes nesta situação necessitam de atendimento médico e de enfermagem imediato.

 

O que é Urgência?

·         Considera-se urgência médica a situação que requer assistência médica, em um reduzido espaço de tempo. Nesses casos não há risco de vida para o paciente, nem agravamento da situação, por isso há algum tempo para transporte e atendimento do enfermo.

 

O que é Eletivo?

·         Considera-se atendimento eletivo todo aquele que não se enquadra em urgência e emergência médica, ou seja, no qual a situação não requer assistência médica dentro de um reduzido espaço de tempo. Portanto não há nenhum risco de vida para o paciente, nem agravamento da situação.